Controlando suas Finanças

Oie pessoal, tudo bem?

O assunto de hoje será sobre economia(doméstica), mas não vamos falar sobre bolsa de valores podem relaxar, vamos falar sobre como economizar seu dinheiro, controlar suas finanças e realizar seus sonhos.

editar-6345

Eu sempre fui uma criança que recebia mesada do pai, era em torno de R$ 20,00 por mês e a mais ou menos 12 anos atrás dava para fazer muita coisa, mas eu e minha irmã sempre gastávamos o precioso dinheirinho com uma deliciosa pizza de domingo. Então como vocês podem reparar eu nunca fui muito de ter um cofrinho ou uma poupança, sempre que eu ganhava R$ 1,00 da vovó eu gastava. Isso por um lado é bem legal, mas por outro acaba não permitindo que façamos planos. Mas Erika você está falando sobre planos de uma criança de 12 anos? Sim estou, porque eu só fui perceber que era bom guardar dinheiro a mais ou menos 5 anos atrás.

Tive um incentivo do meu namorado que sempre guardava dinheiro e percebi que realmente é importante fazer economias e controlar suas finanças, pois nunca se sabe o que o futuro nos reserva.

editar-6349

Então vamos a algumas dicas bem práticas de como economizar.

  • Saiba exatamente o quanto você recebe, líquido e bruto. E em quais dias você recebe, assim você consegue determinar qual o melhor dia para guardar suas economias.
  • Classifique seus gastos fixos, esses sempre devem ser sua prioridade.
  • Imponha uma meta para guardar todo mês, por exemplo, 10% do seu salário líquido. E guarde no dia que receber seu salário.
  • Utilize o dinheiro que sobrou depois de pagar as contas fixas da forma que você achar melhor, mas se sobrar um pouquinho no final do mês, não deixe acumular a conta corrente, passe para a poupança.
  • Não gosta de moedas? Compre um cofrinho e guarde todas elas lá, no final do ano você vai começar a amá-las <3.

editar-6351

São 5 dicas bem simples para iniciar esse processo de guardar seu próprio dinheiro, mas você deve estar se perguntando que pode realizar seus sonhos com um passe de cartão de crédito certo? Sim certo, mas pagamento à vista é sempre mais vantajoso.

  • Móveis novos – Em casas de móveis ou marcenarias, pagamentos a vista podem te trazer uma economia de até 10%.
  • Viagens – Poder se divertir sabendo que não voltará para casa com contas novas para pagar torna qualquer diversão melhor.
  • Multas de trânsito – Sempre inapropriadas e nos piores momentos.
  • Acidentes e doenças – não sejamos hipócritas, isso pode acontecer sim, então tenha sempre uma reserva.
  • Estudos – dar uma boa entrada em um novo curso ou uma pós graduação/faculdade podem deixar os demais meses mais tranquilos.
  • Casa nova – dar entrada em uma casa nova com a reserva que você fez durante meses.

O que eu posso dizer para vocês é que vale sim apena economizar, seja para imprevistos ou para divertimento. Eu consegui reformar o meu quarto economizando todos meses, consegui viajar para fora do país e comprar bons presentes de Natal para os meus pais.

Obviamente que cada um teve o seu tempo e economizei durante longos meses/anos. Hoje eu sou uma pessoa que prefere ter uma boa reserva para se arriscar em um novo sonho, eu me sinto mais segura dessa forma, sabendo que caso algo der errado eu tenho de onde tirar dinheiro para ajeitar as coisas.

editar-6353

Eu utilizo um aplicativo muito bacana para controlar meus gastos o nome dele o “Money Care” e vocês podem encontrá-lo para IOs ou Android. Ele ajuda você a se manter nos eixos e não se esquecer de pagar as contas. Tudo que ele mostra como verde é Receita (salário por exemplo) e tudo que ele mostra como vermelho é despesa (supermercado por exemplo).

Você consegue separar por categorias, gerar gráficos e realmente manter seus gastos sobre controle. Ele pode ser utilizado no celular e se você achar necessário pode colocar uma senha, assim somente você pode acessar o aplicativo.

IMG_9342

Bom, como vocês podem ver economizar e cuidar das suas finanças é algo muito importante, seja quando se está na casa dos seus pais ou quando se mora sozinho. O importante é ter uma reserva para emergências e pensar no seu próximo sonho, assim vai conseguir traçar as metas para realiza-lo.

Espero de coração que vocês tenham gostado do post de hoje 🙂 e não se esqueçam, se gostaram é só curtir aqui embaixo e compartilhar com os seus amigos assim vocês me ajudam com a divulgação.

Beijinhos e até a próxima :*

Instagram | Facebook

6 comentários em “Controlando suas Finanças

Deixe um comentário

